segunda-feira, 12 de julho de 2010

Tributo a Chiquinha Gonzaga

SERVIÇO:
 
ASSUNTO: Projeto Samba Choro
Atração: Karine Serrano e Grupo
Data: 17de julho de 2010 - Sábado
Horário: das 17h as 20h
Local: Rua 18, nº 282, Galeria Marfin, St. Oeste, atrás do Externato São José 
Couvert artístico: R$ 7,50
Fone: 3088-6768

A cantora Karine Serrano é integrante do grupo Chorare e fundou o grupo Mulheres no Choro. Canta desde os 7 anos de idade, quando subiu ao palco do Teatro Goiânia com o cantor Marcelo Barra durante as apresentações do projeto Semana da Criança. Com a feliz proposta de unir a beleza da voz feminina com o vasto e pouco conhecido repertório de choro que possui letra, o currículo do grupo traz apresentações em eventos como: Goiânia Canto de Ouro, SESC Vozes de Goiás e Grande Hotel Revive o Choro. Além de terem sido selecionados para os Festivais mais importantes de Goiás: FICA (Cidade de Goiás) e Canto da Primavera (Pirenópolis) e Festival Gastronômico de Nova Veneza e Pirenópolis. Karine Serrano e Grupo tem a proposta de apresentação de show em tributo a Chiquinha Gonzaga. Chiquinha Gonzaga foi a primeira "chorona", primeira pianista de choro e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Compôs a marchinha Ó Abre Alas, a primeira música escrita para o carnaval de que se tem notícia, para o cordão Rosa de Ouro, do bairro carioca do Andaraí. O Show em tributo a Chiquinha Gonzaga traz 13(treze) canções: Flor amorosa, Lua Branca, Os Namorados Lua, Atraente, Santa, Água do Vintém, A Brasileira, Revés, A Bota do Diabo, Machuca, Ô Abre Alas, Rosa e Corta Jaca. 

     Outra proposta tem o repertório voltado para história de mulheres! Mulheres como MULHER! Amada ou não, vitoriosa ou traída, sapeca ou ingênua, carinhosa ou arredia! Cantar histórias e enaltecer cada uma dessas mulheres é ao mesmo tempo admitir que todas vivem dentro de um ser que merece cada homenagem e reconhecimento. Cantar contando é responder duas vezes, o que significa dizer que relembrando essas canções, presencia-se o passado tão próximo do futuro. 
 
Tanto Karine Serrano, quanto Nonato Mendes, pesquisaram músicas de uma geração que tratou as mulheres como um ser digno de ser exaltado, porém de um período altamente machista. Pode-se destacar a presença inconfundível de Chiquinha Gonzaga. 
 
 

     Músicos:
     Nonato Mendes – violão, cavaco, baixo e direção musical
    Toninho Roldão - violão de 6 e 7 cordas
     Karine Serrano - voz e percussão

Nenhum comentário: